5 dicas para você escolher acessórios de cortina

Silk Curtain

Escolher a cortina ideal para decorar a sua sala, seu quarto ou o seu escritório não é tarefa das mais fáceis. Afinal, é um dos objetos de decoração que mais chamam atenção das pessoas no primeiro contato e que dizem muito do seu estilo e da sensação que você deseja transmitir.
Todavia, tão importante como a definição da cortina ideal, é a escolha dos acessórios que ajudarão a compor toda a decoração.

1 – Suportes

O suporte é um acessório que atua juntamente com o varão da cortina. O mais recomendado é que ele combine com o tipo de varão que você adquiriu. Compre o conjunto casado de varão e suporte para não ter nenhuma possibilidade de comprar acessórios que não combinem.
Ele deve ser preso à parede a uma distância de 15 centímetros das laterais das janelas e as ponteiras devem ficar a 5 centímetros de cada suporte.

2 – Ponteira para cortina

A ponteira é um acessório que tem importante papel funcional e estético nos ambientes com cortina. Tem a função de impedir que o tecido da cortina escorregue e caia do varão ou haste.
Quanto aos formatos, as ponteiras podem ser achatadas, esféricas, quadradas ou em forma cúbica.
No que diz respeito aos materiais mais utilizados, temos os modelos em metal, madeira e ainda os mais sofisticados como acrílico e cristal.
Na hora de escolher a ponteira ideal, leve em consideração:

– o tamanho da ponteira precisa ser igual ao diâmetro do varão para que a peça se encaixe perfeitamente na haste.
– leve em conta o estilo de cortina que você escolheu. Se você pretende destacar a cortina, escolha uma ponteira mais simples. Isso evita poluição visual.
– se você optou por uma cortina mais simples, invista em uma ponteira diferenciada.

3 – Abraçadeira

As abraçadeiras têm a função de prender as cortinas, gerando um lindo efeito decorativo.
Você vai encontrar no mercado, opções metálicas, em forma de pingente ou também do mesmo material da cortina.
Pode ser usada apenas de um lado da cortina ou nos dois.
Ela pode ter o mesmo tema da decoração, como os infantis, no caso do quarto das crianças, ou acompanhar a tonalidade do ambiente.
Assim como mencionamos na ponteira, se pretende destacar a cortina, invista em opções mais simples de abraçadeira.
Todavia, se a cortina for mais simples, escolha um modelo diferenciado.

4 – Pingentes

Os pingentes são acessórios mais clássicos que estão voltando à moda. Com fios de seda em tons neutros como cinzas, pretos, bege ou marrom podem ter acabamento em metal ou cristal. São muito sofisticados!

Deixe uma resposta